Travessa dos Venezianos, 30 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-370, Brazil
Travessa dos Venezianos is a Tourist attraction located at Travessa dos Venezianos, 30 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-370, Brazil. It has received 12 reviews with an average rating of 4.8 stars.
Monday | Open 24 hours |
---|---|
Tuesday | Open 24 hours |
Wednesday | Open 24 hours |
Thursday | Open 24 hours |
Friday | Open 24 hours |
Saturday | Open 24 hours |
Sunday | Open 24 hours |
The address of Travessa dos Venezianos: Travessa dos Venezianos, 30 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-370, Brazil
Travessa dos Venezianos has 4.8 stars from 12 reviews
Tourist attraction
"Abrigada no coração do bairro Cidade Baixa, entre as ruas Joaquim Nabuco e Lopo Gonçalves na capital Gaúcha, existe uma pequena rua ocupada por 17 casas que chamam a atenção pelas diferentes cores em cada uma das fachadas, essa pequena viela é conhecida como Travessa dos Venezianos e foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Município em 1980"
"Fantástica via remanescente dos tempos antigos de Porto Alegre"
"Je suis tombé sur cette charmante ruelle un peu par hasard en me baladant dans la vieille ville"
"Amazing touristic attraction in Porto Alegre, this streets keeps the old and traditional Portuguese influences in their house's architecture This is a must visit , day or night you must check it out"
"Ruazinha simpática no centro da cidade! Vale a visita e um café (ou mais de um), opções não faltam!"
Abrigada no coração do bairro Cidade Baixa, entre as ruas Joaquim Nabuco e Lopo Gonçalves na capital Gaúcha, existe uma pequena rua ocupada por 17 casas que chamam a atenção pelas diferentes cores em cada uma das fachadas, essa pequena viela é conhecida como Travessa dos Venezianos e foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Município em 1980. O local é remanescente do passado de Porto Alegre e preserva a memória do início do século 20, inclusive conservando o calçamento original de pedras irregulares, segundo a história, até a metade do século XIX, essa região da Cidade Baixa era apenas um subúrbio com aspectos de zona rural, à mercê dos constantes alagamentos provocados pelo Arrio Dilúvio, a região era conhecida também por ser uma zona muito pobre que servia de refúgio a escravos e a sua evolução aconteceu a partir da instalação de uma olaria nas imediações. Cronistas da época destacam ainda como aspectos pitorescos, o carnaval que movimentava as ruas do bairro, sendo que um dos blocos mais tradicionais e conhecidos era o Bloco dos Venezianos. As construções datam do início do século XX e mostram uma arquitetura muito simples, com fachada resumida a um esquema de porta e uma ou duas janelas, sendo unidas umas às outras em fileira e o seu valor histórico consiste em ser um exemplo preservado de um conjunto de habitações populares típicas de uma época em muitas cidades brasileiras, estas casas eram ocupadas por pessoas de renda muito baixa, em regime de aluguel, mas com o passar dos anos, seus ocupantes passaram a ser os proprietários. Esta travessa era um beco que fazia a ligação à rua Lopo Gonçalves e sua denominação deriva do antigo nome da Rua Joaquim Nabuco, que era conhecida como Rua dos Venezianos, consta que sua primeira aparição no mapa oficial da cidade aconteceu no ano de 1935. Das 17 construções, atualmente apenas cinco servem como moradia, as demais são utilizadas por restaurantes, pizzarias, depósitos, bares, cafés, uma associação de artistas plásticos, um ateliê e um escritório de Direito. Particularmente gosto muito local e já visitei várias vezes, mas em virtude da pandemia, já faziam quase dois anos que não eu ia ao local, confesso que fiquei impressionado com o aspecto das edificações, parecem mal cuidadas, abandonadas e necessitando de manutenção e pintura urgente, pois em alguns locais fizeram uma pintura meia boca e muito mal feita, é possível observar nas fotos que anexei e onde se percebe claramente as falhas na pintura das paredes, inclusive tem tinta escorrendo e manchando a placa com o nome da Travessa.
Fantástica via remanescente dos tempos antigos de Porto Alegre. Esta pequena travessa é mantida como centro cultural e com comércio de bares. Principalmente, traz ao presente aquele aspecto do início do século XX, da Cidade Baixa que contrastava com a "cidade alta" das colinas da Duque de Caxias e outras porções elevadas da cidade.
Je suis tombé sur cette charmante ruelle un peu par hasard en me baladant dans la vieille ville. Les jolies couleurs jaillissent des maisons, les pavés témoignent de l'ancienne ville et de sympathiques bars et galeries d'arts bordent cette petite rue. Quelque chose à voir, finalement.
Amazing touristic attraction in Porto Alegre, this streets keeps the old and traditional Portuguese influences in their house's architecture This is a must visit , day or night you must check it out
Ruazinha simpática no centro da cidade! Vale a visita e um café (ou mais de um), opções não faltam!
13849 reviews
Av. Mauá, 1050 - armazem a7 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-110, Brazil
2156 reviews
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 135 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-191, Brazil
1899 reviews
Av. Loureiro da Silva, 1155 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90110-340, Brazil
1897 reviews
855, Av. Borges de Medeiros, 795 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-021, Brasil
1298 reviews
Av. Borges de Medeiros, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-340, Brazil
773 reviews
Condomínio Edifício Maria Regina - Rua 24 de Maio, 62 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90050-180, Brazil
449 reviews
R. João Zanenga, 44 - Cristo Redentor, Porto Alegre - RS, 91040-100, Brasil