Espaço São José Liberto

4315 reviews

Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém - PA, 66025-070, Brazil

+559133443500

About

Espaço São José Liberto is a Arts organization located at Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém - PA, 66025-070, Brazil. It has received 4315 reviews with an average rating of 4.7 stars.

Photos

Hours

Monday10AM-6PM
Tuesday10AM-6PM
Wednesday10AM-6PM
Thursday10AM-6PM
Friday10AM-2PM
SaturdayClosed
Sunday10AM-6PM

F.A.Q

Frequently Asked Questions

  • The address of Espaço São José Liberto: Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém - PA, 66025-070, Brazil

  • Espaço São José Liberto has 4.7 stars from 4315 reviews

  • Arts organization

  • "O que é o Espaço São José Liberto? Patrimônio Histórico do Estado do Pará, erguido em 1749 por frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para o funcionamento do convento de São José"

    "Esse lugar não aparece tanto entre as dicas do que visitar em Belém, mas vale a pena"

    "Antigo presídio de Belém hoje é um local especializado em pedras preciosas"

    "Cheguei quase na hora de fechar, mas o atendente foi muito gentil e paciente para nos receber"

    "Lugar lindo com uma história incrível"

Reviews

  • Victor Soares

O que é o Espaço São José Liberto? Patrimônio Histórico do Estado do Pará, erguido em 1749 por frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade para o funcionamento do convento de São José. Ao longo de sua trajetória histórica e memória, exerceu diferentes funções, tais como: olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio, sendo por mais de 100 anos utilizado como local onde se cumpria pena privativa de liberdade pelos que cometeram crimes fossem eles políticos ou comuns. Com mais de dois séculos de existência a partir de um projeto de restauração e arquitetura de autoria do arquiteto Paulo Chaves, o antigo prédio São José passou a denominar-se Espaço São José Liberto inaugurado como “território criativo” no dia 11 de outubro de 2002 com a missão de possibilitar o funcionamento de um lugar intersetorial de criatividade e liberdade, onde o desenvolvimento econômico tem como elemento propulsor a cultura, o turismo e o design, visando a verticalização do setor mineral de gemas e joias, a promoção comercial e turística do artesanato local produzidos nas microrregiões do estado do Pará, incrementando a indústria da moda além da educação patrimonial.

  • Caroline Quadros.

Esse lugar não aparece tanto entre as dicas do que visitar em Belém, mas vale a pena. A visita é toda gratuita. O lugar é lindo. Tem também um museu. Tem uma sala com cerâmicas e artefatos de pedras (referência à presença histórica de indígenas), outra com gemas de pedras (referência à fase da mineração) e outra com joias e adornos amazônicos. O Museu é um espanto, de encher os olhos, só não dá para fotografar nada. O espaço tem também um belo jardim interno, as lojas do Polo Joalheiro (valem a pena) e um grande espaço com loja que reúne diversos trabalhos artesanais.

  • Vinícius Almeida

Antigo presídio de Belém hoje é um local especializado em pedras preciosas. Vale à pena pagar para conhecer o museu, até pelas explicações que o funcionário fornece durante a visita. Além do museu este espaço é um lugar muito aconchegante e muito bonito. No local também tem uma lanchonete e um espaço com venda de artesanato. Pena que fica em um lugar meio distante das outras atrações turísticas da cidade.

  • Cecília Hiromi Hayashi

Cheguei quase na hora de fechar, mas o atendente foi muito gentil e paciente para nos receber. O museu das gemas é pequeno e mas vale a visita. Dentro dele não pode tirar foto. Só pode tirar fotos nos outros espaços. O jardim, o ateliê, o salão, a capela. Muito bom! O museu do antigo presídio não indico pra quem sofre com falta de ar. Pois não é climatizado, é apertado e na entrada a porta é de vidro.

  • Dianine Censon

Lugar lindo com uma história incrível. De convento para olaria, hospital e cadeia, é impressionante como a estrutura e a arquitetura se mantêm em perfeito estado para abrir o Museu da Gema e a Feira de Artesanatos que lá se encontram. Também destaque aos seguranças, muito educados e solícitos o tempo todo, e ao pessoal da Feira de Artesanatos, também muito profissionais.

  • Luiz Henrique Santos

É um lugar incrível! Com paisagens incríveis o local tem um espaço para eventos que segue uma agenda local e luxuosíssimas lojas onde você pode comprar ouro e gemas da mais alta qualidade. No espaço “central” tem uma porta beeeem pequena que leva para dentro da “solitária”que atualmente funciona como um pequeno museu sobre a rebelião que teve no local a anos atrás.

  • Vitória Fontoura

Muito bacana para visitar. Os ambientes são bonitos, você aprende um pouco sobre a história do local e tem acesso a alguns itens regionais que você pode comprar como artesanatos, chocolates, roupas, sapatos, jóias, instrumentos e etc. Há também um pequenos café onde você pode comer. Apenas um lugar é restrito onde você tem de pagar um ingresso para entrar.

  • Mariele Valandro

Bonito, mas sem muitas atrações para visitação, trata-se realmente de um ponto comercial para venda de joias (e lindíssimas), se quiser gastar, leve cartão de crédito e prepare-se para parcelar. Artigos muito bonitos. Tem um salão anexo com venda de produtos artesanais locais, pedras e comidas e bebidas (lá o preço é bem mais razoável).

  • Gilmar Grando

Excelente ideia em transformar um presídio em local de acesso ao público, mostrando. A origem das pedras preciosas, bem localizado, boa iluminação, ambiente limpo, colaboradores educados e atenciosos, capela mantida com modernidade, inúmeras lojas, artesanato, lanchonete, estacionamento bom, excelente para fotos, recomendo.

  • Astronauta

Lugar é lindo, bem organizado, limpo, as joalherias são bem organizadas o atendimento é Excelente. Mas, pra que tem sensibilidade pela história do local, acaba sentindo ao entrar nas visitas as antigas celas, uma energia pesada, mas friso, é apenas quem tem tal sensibilidade. Aos demais indico o local, irão gostar.

  • Diana Marinho

Mesmo morando em Belém,essa foi minha primeira vez nesse lugar. E foi um misto de sentimentos,entre o espanto e a reflexão. Em como viver sem liberdade.E mesmo depois de tantos acontecimentos nesse lugar,ele se transformou em em lugar lindo com muitas histórias e lugar de transformação e criação...

  • Isabelle Gatinho

Espaço agradável, educativo e muito bom para saber da história cultural, dias com visitas guiadas e fora a lojas que vendem e os artesãos que fazem joias lindas , e ainda tem um café incrível para um bom passeio em família até um encontro casual para quem gosta em um espaço refrigerado e cultural .

  • Marcos Médici

O espaço São José liberto É um dos locais diversificados para realizar eventos em Belém, muito bem localizado, com uma estrutura para eventos de médio porte. O local também conta com museu de gemas do estado do Pará. Com alguns tipos de minerais que a gente nem acredita no tamanho que são.

  • Carlos Campos

O Polo joalheiro é um local interessante para se conhecer. O fato de ser uma antiga prisão traz um ar histórico ao local. Alguns ambientes foram preservados com objetos e imagens históricas. A parte de vendas de objetos regionais considero pobre demais. Mas não diminuí o fascínio do local.

  • Gleydson ANDRÉ Lima

Local bom para se fazer um passeio turístico ou mesmo do dia a dia. Tem lojas de jóias trabalhadas e artesanato local. Conta com lanchonete/restaurante com bom paladar. Pode-se encontrar sorvetes de sabores regionais. Dá para estacionar no lado de fora. Geralmente, é tranquilo. Recomendo!

  • Valeria Lima

Lugar muito agradável para passear, todo climatizado. Mas o principal foi a lanchonete Beijo de Moça. Está localizada na área que tem lojas de artesanato. Foi o único lugar em Belém que encontrei o pastel de Santa Clara. Uma delícia !!! O atendimento é muito rápido e super atenciosos.

  • Lany Cavaléro

Museu lindo, espaço com uma energia maravilhosa devido às enormes pedras que o decoram. Vale muito a pena conhecer. As placas explicativas tem tradução pro inglês. A lanchonete vende refeição, além dos lanches. Tudo delicioso. Pode pedir meio prato, quem come pouco, o que é ótimo.

  • Lucas Arruda

Espaço cultural/turístico com ambiente comercial de joias para compra, reparo entre outros serviços. Ambiente possui área com anfiteatro capaz de receber eventos. É um bem publico que foi ressignificado de forma bem interessante, sendo uma boa pedida para passeios em familia.

  • Breno

Lindo local para visitação e compras. Somente um pequeno museu com gemas e artefatos tem entrada paga, o restante pode visitar sem custo algum, mas sugiro levar dinheiro para sair de lá com uma jóia, uma pedra, um artesanato ou alguma comida ou bebida.

  • Bruna Favacho

Complexo criativo que abriga o Museu de Gemas do Pará, a Casa do Artesão, Memorial, Jardim da Liberdade, Capela São José e anfiteatro das Artes. Além de lojas de joias, com serviços especializados em ourivesaria e lapidação, e um auditório musical.

  • Utter Borsatto

A antiga cadeia pública desativada no início dos anos 2000 abriga hoje grande variedade de marcas locais de jóias, semi-joias e ourivesaria, além de contar com um pequeno museu, praça de alimentação e lojas de lembrancinhas e vestuário. A … Mais

  • Sanddy B Bee

Antigo Presídio São José, q após desativado tornou-se Centro Cultural Espaço São José Liberto, rico em Artesanato Local, Informações sobre a Cultura Paraense e aloja um rico Museu d Gemas, c confecção d Jóias em Ouro e Prata c preçomuito bom...

  • Rodrigo Borges

Antiga prisão que foi transformada em lojas de joias e tem ainda as ruínas da igreja dos presos. Há ainda um salão que tem exposições. Quando fui, próximo do sírio de n. Sra. De Nazareth, tinham artigos religiosos e locais a venda

  • Luciana Araujo

Local super interessante para visitação. Ex- presídio que está totalmente energizado com pedras, capela, tem lojas com joias lindas e boas de preço. Tem local para alimentação. Conhecer a história desse lugar é enriquecedor.

  • Juliano Ribeiro

Museu muito interessante. Está mais para um Centro Cultural do que um museu. Muitas lojas de joias e tem até ourivesaria. O fascinante é ele ter sido um presídio e as marcas desse passado estão em evidência no local.

  • Rebeka B.

Lugar lindo que inspira muita paz! Local seguro e organizado, banheiros limpos, comida boa. Muito artesanato para ver e comprar. Cuidado apenas com as jóias falsas em meio a tantas pedras preciosas, ouro e prata.

  • Carlos N

Espaço interessante para passear com família. Museu de gemas é interessante e mostra sobre a mineração no Estado do Pará. Possui diversas lojas de joias. Poderia ter uma maior diversidade para alimentação.

  • pimentinha chris

Lugar mais lindo que já fui em Belém,museu de pedras preciosas,um mini shopping com jóias e bijuterias dessas pedras. Lanchonetes, espaços com telas e lembranças.... uma loja de imagens. Maravilhoso....

  • Raissa

O local tem uma capela, museu de pedras preciosas, lojas de joias e gemas, restaurante/lanchonete e loja de produtos artesainais. A entrada do museu custa R$ 4, sendo o acesso à capela e lojas gratuito.

  • Rodrigo Freitas

Um ótimo passeio para verificar objetos artesanais e bijuterias, fora as jóias, pedras e rochas lapidadas belíssimas. Fora que é mantido as paredes da antiga prisão na capela, é muito interessante.

  • Ricardo Mitsu

Mais um ponto turístico para conhecer em Belém. Não é cobrado ingresso para entrada. Para quem curte geologia ou colecionador de pedras é um prato cheio, há lojas disponíveis ao redor do pátio.

  • Alex Alves

Lugar com uma história incrível e que hoje entrega arte de muito bom gosto! Muito bonito a parte da visita guiada, vale muito a pena conhecer e ver quanta riqueza e história que o Pará possui!

  • Zaire Santos

Parada obrigatória numa visita à Belém. Jóias por excelente preço, além de mostras da moda local. Eventualmente há exposições temporárias e eventos culturais. Tem local para estacionar na rua.

  • Matheus Chitolina

Interessante museu que fala um pouco sobre a história da mineração e as diferentes pedras da região. Quando fomos visitar tivemos uma visita guiada, e o guia foi explicando cada … Mais

  • Valdemir Alencar

Local tem muito potencial, estacionamento é fácil no entorno e nas laterais, a climatização precisa melhorar um pouco, conta com exposições de artigos da cultura paraense para venda.

  • Dianne Pompeu

Local bem agradável, você é bem recebido, os produtos (joias) tem preço acessível. Inclusive super indico a Amazon Art (Lene) que me surpreendeu positivamente ao reproduzir uma peça.

  • tikim de tudo

Um espaço lindo, encantador; apesar do passado ainda "assombrar", hoje o São Jose Liberto é legado de uma historia ou melhor de HISTORIAS que marcaram tempos, familias e gerações.

  • Simone Barreto

Para quem gosta de gemas (pedras preciosas), é um lugar onde podemos contemplar belíssimas gemas , algumas em seu estado natural e outras lapidadas. Vale a pena visitar o local!

  • Izaura Santiago da Cruz

Espaço excelente! Com várias opções de artesanato local, principalmente no setor de gemas e pedras semi-preciosas. Os trabalhos de ourivesaria são belíssimos e muito originais

  • Maria Luka

Um lugar que tem uma magia encantadora. Transmite uma Paz incrível. Visitem. É lindo. Tem lanchonete e funciona até às 19:00 horas. Entrada Gratuita. Gostei muito. Obrigado

  • Jose Veloso

No Espaço José Liberto, você encontra as mais variadas peças do artesanato indígena paraense, bem como bebidas e uma incrível produção de jóias de altíssima qualidade.

  • Rian Soares

Lugar lindo, onde tem contato com a cultural paraense e se pode observar minerais e jóias, possui diversas lojas de joalherias e artesanato, espaço para comer também.

  • Abelardo Junior - Panda Na Estrada

Lugar com diversos espaços, museu, lojas, artesantos, capela... Vendas de artesnatos locais e vários tipos joias e bijuterias de alto valor ou seja de boa qualidade.

  • Damasceno Motors

O lugar conta com um ótimo atendimento dos funcionários, climatizado, e bem aconchegante. Só não recomendo irem na cela do cinzeiro . Ambiente “pesado”. …

  • Bruno Fadul

Uma excelente opção para quem quer conhecer um pouco da história de Belém, admirar suas riquezas minerais e ter acesso a uma vasta programação cultural.

  • Dionizio Costa

Antiga prisão que hoje é um museu de gemas. Muito interessante o jardim interno e os diferentes tipos de pedras. O ingresso é baratinho e vale a visita

  • Felipe Miguel Lauand

Casa do Artesão em Belém do Pará, no antigo presídio. Espetacular. Não imaginava de tratar de um local de tanta loja de pedras em semi jóias. Conheçam.

  • Curta Geografia Carlos Lima

Lugar muito bonito e preservado, ótimas opções de pedrarias e artesanato. A exposição das gemas é incrível, recomendo demais a visita

  • Milena

Ponto turístico indispensável para quem visita Belém. Um lugar lindo, bem cuidado e cheio de história. Valeu muito a pena conhecer!

  • Francisco N.

Espaço muito bonito, com jardim bem diferente. A história do lugar é interessante porém faltou mais orientação durante a visita

  • Gravatas Jeovajireh

Lugar voltado para joalheria, apresentação e venda de variedades de joias. porém a história ficou em um pequeno canto.

  • Férias Constante

Lugar que era presídio virou galeria de venda de joias fico bem legal o espaço vale muito ir lá para conferir.

  • Lindberg Santos

Um lugar de muitas histórias e que hoje trás um espaço para os artesãos locais e muita variedade de itens.

  • Fabrício Hugo

Rico em cultura, lindas peças para aquisição, espaço convidativo a reflexão e curadoria receptiva.

  • Thalassa Leray

Lugar excelente com lojas maravilhosas para quem gosta de uma boa joia ou de semi joia.

  • Sergio Marques

Muito bonito o local com museu das gemas / pedras preciosas possui diversas joalherias

  • Gabrielly Façanha

Lugar lindo, museu fantástico. Ótimo lugar para comprar jóias e produtos artesanais.

  • Beth Neves

Local de boa estrutura e muito agradável. …

  • Paulo Adilson Junior

Belo Espaço em nossa cidade para visitação.

  • Junior Friás

Ótimo lugar, enriquecedor de cultura